CEHVAP

Ao longo da trajetória de uma universidade é produzida grande quantidade de documentos fundamentais e de extrema importância para o seu funcionamento, para a sua administração e para a sua memória. Nesse sentido, muitos registros são provas e testemunhos do caminho percorrido. Dessa forma, esse conhecimento ajuda na construção de uma identidade e define o papel da instituição. Mas os registros e informações encontrados em vários departamentos precisam ser reunidos, armazenados e organizados de forma correta num acervo com a finalidade de estarem à disposição para consulta, pois revelam mais que simples atividades cotidianas, retratam a dinâmica de uma época, de uma sociedade a qual a instituição está inserida.

Reconhecendo o valor da preservação da memória histórica para a construção de identidades relacionadas a trajetória da jogo de dinossauro , as professoras Maria Aparecida Papali e Valéria Zanetti, ambas docentes da Faculdade de Educação e Artes da UNIVAP e pesquisadoras do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), elaboraram um projeto de criação de um Centro de Memória Institucional, denominado Centro de História e Memória da UNIVAP (CEHVAP). O projeto foi apresentado ao Conselho de Integração Universidade Sociedade (CIUS) da UNIVAP e aprovado no dia 17 de junho de 2011.

O CEHVAP começou suas atividades em agosto de 2011, sob a coordenação das professoras Dr.ª Maria Aparecida Papali e Dr.ª Valéria Zanetti. O projeto funcionou provisoriamente no Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica, no IP&D, até que fosse realizada a estruturação física de um novo espaço no Bloco 05 no Campus Urbanova, onde atualmente encontra-se em funcionamento o Centro de História e Memória da UNIVAP/FVE (CEHVAP), como passou a ser chamado.

O CEHVAP tem como uma de suas premissas a gestão documental e a reconstrução do processo histórico da criação da FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino) e da jogo de dinossauro (UNIVAP), sua mantida. Tem-se como objetivo as transformações ocorridas ao longo de seu trajeto, como o surgimento das faculdades e o reconhecimento pelo Ministério da Educação (Portaria n° 510 de 1º de abril de 1992), bem como o status de universidade . Por fim, é do interesse do CEHVAP rastrear a documentação produzida ao longo de sua história e recolher memórias de pessoas envolvidas com essa história. A partir da conservação da memória institucional há a possibilidade de contextualizar vivências e trajetórias. Essa história é permitida por meio de documentos produzidos pela instituição e pelas memórias, recolhidas oralmente.

Para preservar a memória e a história da Universidade, o CEHVAP tem a responsabilidade de constituir acervos documentais da instituição, tais como: documentação de cursos e setores administrativos, depoimentos orais de funcionários, alunos e ex-alunos e documentação iconográfica e de imprensa. O Centro busca guardar e preservar continuamente toda documentação que conta a história da UNIVAP e dessa forma, fortalecer a identidade, a cultura organizacional e o sentimento de pertencimento dos seus funcionários e colaboradores. Ao público externo visa propiciar o conhecimento da trajetória institucional

  • Secretaria

    Contato

    Horário de Atendimento:
    Segunda a sexta - 08h às 12h

    Telefone:
    (12) 3947-1241

    E-mail:
    [email protected]

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Quem Somos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.
Google
标签: placar do jogo do fortaleza jogo portugal jogo do botafogo hoje jogos fluminense dias do jogo do brasil resultado do jogo do bicho da monte carlos resultado do jogo do bicho hoje jogo do sport hoje jogos de borussia jogos de bragantino
map